Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram em Plenário, nesta quarta-feira (27), a indicação do parlamentar Alencar da Silveira Júnior (PDT), o Alencarzinho, à vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). Foram 65 votos a favor e nenhum contrário.
O deputado Sargento Rodrigues (PL) chegou a entrar na disputa, mas anunciou desistência no último dia para o registro de candidatura. Em mensagem, encaminhada aos colegas de Assembleia, o parlamentar afirmou que a decisão foi motivada por orientação do presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB).
Além da vaga de Alencar, a Assembleia ainda tem mais duas outras cadeiras sem titulares no TCE para fazer a reivindicação. Os assentos eram ocupados pelos conselheiros Mauri Torres e Wanderley Ávila, que se aposentaram em 2025 e 2024, respectivamente, ao completarem 75 anos, idade em que a aposentadoria dos conselheiros é compulsória.
Aos 63 anos, o deputado Alencar terá, no mínimo, mais 12 anos no Tribunal.
O processo de eleição das duas outras vagas serão discutidos na ALMG após a nomeação do governador Romeu Zema (Novo) e a posse de Alencarzinho no TCE.