Assembleia aprova indicação de Alencarzinho ao Tribunal de Contas de Minas

Foram 65 votos a favor e nenhum contrário; o deputado foi candidato único à vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro José Alves Viana

Deputado estadual Alencar da Silveira Jr.

Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram em Plenário, nesta quarta-feira (27), a indicação do parlamentar Alencar da Silveira Júnior (PDT), o Alencarzinho, à vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). Foram 65 votos a favor e nenhum contrário.

Alencarzinho foi candidato único à vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro José Alves Viana.

O deputado Sargento Rodrigues (PL) chegou a entrar na disputa, mas anunciou desistência no último dia para o registro de candidatura. Em mensagem, encaminhada aos colegas de Assembleia, o parlamentar afirmou que a decisão foi motivada por orientação do presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB).

Além da vaga de Alencar, a Assembleia ainda tem mais duas outras cadeiras sem titulares no TCE para fazer a reivindicação. Os assentos eram ocupados pelos conselheiros Mauri Torres e Wanderley Ávila, que se aposentaram em 2025 e 2024, respectivamente, ao completarem 75 anos, idade em que a aposentadoria dos conselheiros é compulsória.

Aos 63 anos, o deputado Alencar terá, no mínimo, mais 12 anos no Tribunal.

O processo de eleição das duas outras vagas serão discutidos na ALMG após a nomeação do governador Romeu Zema (Novo) e a posse de Alencarzinho no TCE.

Leia também

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...