“Após diversas conversas com o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, comunico que retirei minha candidatura à primeira vaga aberta para o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), em razão da indicação do deputado Alencar da Silveira Jr. Minha decisão foi motivada, sobretudo, pela orientação do presidente desta Casa no sentido de se buscar o consenso em torno da indicação de parlamentares com maior experiência e número de mandatos para o referido cargo. Agradeço, de coração, a cada um dos 42 colegas — deputados e deputadas — que assinaram meu requerimento. Seguirei suas orientações e colocarei meu nome à disposição para as demais vagas”, afirmou Rodrigues.
À Itatiaia, o parlamentar afirma que sua candidatura é um consenso dentro da Casa. “Um consenso que nasceu com a experiência que a gente tem, com o convívio que a gente teve”, destaca. Alencar ressalta ainda os 36 anos de vida pública, com dez mandatos consecutivos, dos quais oito deles cumpridos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
“São a convivência com mais de 350 parlamentares que passaram e que estão, hoje, no Parlamento, com a convivência nunca de esquerda, nem de direita, nem de centro. Eu sempre fui um deputado. Em minhas oito legislaturas, cinco delas na mesa da Assembleia Legislativa, sempre convivendo e fazendo o Parlamento Mineiro crescer”, completa.
A vaga, que é a primeira de três disponíveis, está aberta desde a aposentadoria compulsória do ex-conselheiro José Alves Viana, em abril de 2024. Para as demais, são cotados Ione Pinheiro (União Brasil), Gustavo Valadares (PMN), Sargento Rodrigues, Tito Torres (PSD), Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT) e Arnaldo Silva (União Brasil).