O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (30), a visita de quatro parlamentares aliados do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde ele cumpre pena. A decisão estabelece datas, horários e condiciona os encontros ao cumprimento das regras do sistema penitenciário do Distrito Federal.
Foram autorizadas as seguintes visitas:
- Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, das 8h às 10h: senador Bruno Bierrenbach Bonetti
- Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, das 11h às 13h: senador Carlos Francisco Portinho
- Sábado, 21 de fevereiro de 2026, das 8h às 10h: deputado federal Nikolas Ferreira de Oliveira
- Sábado, 21 de fevereiro de 2026, das 11h às 13h: deputado federal Ubiratan Antunes Sanderson
O
Após a transferência, a defesa do ex-presidente apresentou petição solicitando autorização para a realização de visitas. No despacho, Moraes registrou o pedido, apresentou breve relatório e deferiu a solicitação, condicionando as visitas ao cumprimento das normas gerais do sistema penitenciário do DF.
Na decisão, o ministro citou o cadastro prévio de visitantes e os procedimentos para ingresso em estabelecimentos prisionais. Moraes também determinou que o 19º Batalhão da PM do DF seja formalmente comunicado do cronograma, além da intimação da defesa de Bolsonaro e da ciência à Procuradoria-Geral da República.