Ouvindo...

‘Arbitrária e sem fundamento’, diz Lula sobre ação dos EUA contra ministros do STF

Para o presidente brasileiro, a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é ‘inaceitável’ e representa uma violação à soberania nacional

O presidente Lula durante sessão solene no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou neste sábado (19) em apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal que tiveram seus vistos revogados pelos Estados Unidos. Em nota oficial, Lula classificou a medida do governo Donald Trump como “arbitrária” e “sem fundamento”.

A decisão, anunciada pelo secretário de Estado Marco Rubio, atinge o ministro Alexandre de Moraes, seus aliados na Corte e familiares, e teria sido motivada pela ordem judicial que impôs o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada por Moraes na sexta-feira (18).

Leia também

Para Lula, a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é “inaceitável” e representa uma violação à soberania nacional. “Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça vai comprometer a missão das instituições brasileiras de defender o Estado Democrático de Direito”, afirmou.

A nota reforça o posicionamento do governo, que já havia sido expresso por autoridades como o advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela ministra Gleisi Hoffmann. Ambos condenaram a medida e acusaram os Estados Unidos de tentar pressionar o Judiciário brasileiro.

Veja a nota na íntegra:

Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.

A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.

Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio