Ouvindo...

Alexandre de Moraes cita Machado de Assis e Abraham Lincoln em decisão contra Bolsonaro

Ministro do Supremo Tribunal Federal usou figuras históricas de Brasil e Estados Unidos na decisão que impôs restrições ao ex-presidente

Alexandre de Moraes e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, citou o escritor brasileiro Machado de Assis e o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, na decisão que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (18).

O escritor brasileiro é invocado para enfatizar a soberania do país, com a frase: “A soberania nacional é a coisa mais bela do mundo, com a condição de ser soberana e ser nacional”. A passagem foi retirada das “Crônicas” de suas Obras Completas.

A citação de Machado de Assis ocorre em um contexto em que são denunciadas ações de Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro para influenciar o governo dos Estados Unidos a adotar sanções econômicas contra o Brasil e autoridades brasileiras.

Abraham Lincoln

A menção a Abraham Lincoln, por sua vez, aparece com a frase: “Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis”. Moraes utiliza essa citação do ex-presidente norte-americano para defender a posição do STF em relação à proteção do Estado Democrático de Direito.

Lincoln é lembrado como uma figura histórica que preservou a união dos Estados Unidos em meio à Guerra Civil, enfrentando com coragem forças que ameaçavam a integridade institucional do país.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes impôs medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo uso de tornozeleira eletrônica, restrição de contato com autoridades estrangeiras e proibição de uso de redes sociais, com base em indícios de que ele e seu filho, Eduardo Bolsonaro, atuaram para obstruir a Justiça brasileira e coagir o Supremo Tribunal Federal por meio da articulação de sanções internacionais com o governo dos Estados Unidos.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.