Ouvindo...

Alckmin cobra rapidez do Congresso na análise de pacote de ajuda a exportadores

Vice-presidente esteve em concessionária em Brasília para acompanhar os resultados do programa Carro Sustentável, do governo federal

O vice-presidente Geraldo Alckmin

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (16) que o Congresso Nacional precisa dar uma resposta rápida à análise e votação do pacote de ajuda aos exportadores afetados pelo tarifaço, apresentado nesta semana pelo governo federal.

Durante visita a uma concessionária de automóveis em Brasília, nesta manhã, Alckmin foi questionado sobre denúncias envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicadas pelo Metrópoles e Folha de S.Paulo, e se isso poderia atrasar a tramitação das medidas. Ele disse não ter informações sobre o tema.

“Mas entendo que o Legislativo tem um papel importante a cumprir, que é dar resposta rápida. Fui constituinte. Por que criamos a Medida Provisória? Porque no Estado moderno as mudanças são rápidas. Nosso tempo é o tempo da mudança, e da velocidade da mudança. Você precisa agir rápido. Por isso, na Constituinte, estabelecemos o princípio da MP. O governo fez parte da legislação por Medida Provisória e parte por projeto de lei complementar. Tenho certeza que vai ser rapidamente analisada e votada pelo Congresso”, afirmou o vice-presidente.

Leia também

A proposta do governo deve reunir medidas de apoio financeiro e facilitação de crédito, além de ações diplomáticas e regulatórias para reduzir o impacto das sanções sobre produtos brasileiros.

Entre as ações previstas, estão: linhas de crédito para empresas prejudicadas, adiamento por até dois meses no pagamento de tributos federais, nos moldes adotados durante a pandemi, e compras públicas de mercadorias perecíveis, como peixes, frutas e mel, que ficaram sem escoamento desde o anúncio das tarifas pelos EUA.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia