O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta quinta-feira (5) ser contra o Código Eleitoral que trata da reserva de cadeiras no parlamento para mulheres.
“Nós temos que, a partir de uma legislação eficiente, incentivarmos a participação de mulheres na política sem estabelecermos uma cota, uma obrigatoriedade de números de cadeiras. Esse é o meu sentimento pessoal, que compactua com o de alguns senadores que eu tenho conversado, e recebo o desejo das senadoras, da bancada feminina do Senado, daquelas que defendem, como uma opinião que precisa ser levado em conta”, disse o senador em coletiva de imprensa pós o Fórum Parlamentar dos Brics.
O texto que tramita no Senado sobre o novo Código Eleitoral cria uma cota de 20% de assentos para mulheres na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais.
Em 2021, uma versão anterior do texto foi aprovada pela Câmara. Por causa do número de mudanças, o texto terá de passar por uma nova análise da Câmara se for aprovado no Senado.