O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta sexta-feira (16), em entrevista exclusiva à Itatiaia, que cerca de 25% dos aposentados e pensionistas
“Em pouco mais de 24 horas, 23,5 milhões de pessoas acessaram o Meu INSS para fazer as solicitações, é um número expressivo de pessoas que têm necessidade de contestar os valores. Que contestaram os valores, nós tivemos mais de 1 milhão que fizeram a consulta à ferramenta. Se formos pensar que, pela operação da PF, estávamos que 4,1 milhões de pessoas foram atingidas por este golpe, em um dia nós alcançamos 25% dos lesados. Com essa estratégia de atender primeiro pelo Meu INSS e pelo 135 evitamos a corrida pelo atendimento presencial”, afirmou Waller Júnior.
As fraudes no INSS vieram à tona após a
Gilberto Waller explicou que as vítimas podem continuar acessando o aplicativo Meu INSS ou buscando o canal 135 por via telefônica para consultar as entidades que fizeram descontos em seus pagamentos.
“O INSS não liga para ninguém, ele recebe a ligação do nosso aposentado. Assim que ele acessa o aplicativo, nós informamos qual entidade fez o desconto associativo. Ele vai dizer se autorizou ou não o desconto. Se ele não autorizou, o INSS faz uma cobrança à instituição, que deve comprovar se houve ou não vínculo. A instituição tem que provar, por meio de documentos, que houve assinatura e autorização. Se não houver, ela é obrigada a pagar, em 15 dias úteis, nosso segurado”, explicou.
“Não havendo o pagamento espontâneo pela instituição, vamos encaminhar à Advocacia-Geral da União para entrar com uma ação. Mas o INSS vai reembolsar aos nossos segurados”, disse o novo presidente do INSS.