O governo de Minas protocolou um pedido no Ministério das Cidades para que as obras de expansão da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte sejam estendidas
Segundo Pedro Bruno, o projeto prevê a construção de cerca de 3,5 km de trilhos, com investimento de R$ 1 bilhão, e a implantação de duas novas estações: Parque São João e Beatriz. O secretário afirmou que a obra, se concretizada, será importante para a
“A gente está falando aqui de mais 3,5 km aproximadamente de expansão da via permanente, mais duas estações do metrô chegando até o viaduto Beatriz e fazendo essa importante conexão de um eixo muito importante do município de Contagem, que conecta também com o município de Betim até o hipercentro de BH”, afirmou.
Atualmente, a Linha 1 do metrô possui 28,1 km de extensão e é distribuída por 19 estações, que vão do Vilarinho, em Venda Nova, ao Eldorado, no início de Contagem. Estão em andamento obras para a expansão até o terminal Novo Eldorado, com previsão de conclusão em 2026.
“A Linha 1 hoje já está em pleno vapor com as obras de expansão, de construção da Linha 2, e a gente espera, unindo forças entre o governo do estado, a prefeitura de Contagem e o governo federal, viabilizar esse sonho que é levar o metrô até o viaduto Beatriz. Hoje foi dado um passo importante, a gente protocolou no âmbito do Ministério das Cidades o pleito de obtenção de uma linha de crédito da ordem de R$ 1 bilhão para viabilizar essa expansão. Esperamos contar com o apoio do governo federal para avançar com essa obra tão importante de mobilidade para a região metropolitana”, disse Pedro Bruno.
A Metrô BH, concessionária responsável pela gestão do transporte por trilhos em BH, também trabalha atualmente na construção da Linha 2, que ligará o Barreiro à Nova Suíça. A entrega está prevista para 2028.