Menos de 24 horas após
Os PL’s se juntam a outros dois projetos e a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que já estavam no Legislativo estadual. Com isso, Simões irá fazer uma apresentação, ponto a ponto, dos 13 PL’s aos 77 deputados da Casa.
Chamada de “Reunião de Convidados”, a iniciativa dará direito a fala ao vice-governador e aos 77 deputados. A Itatiaia apurou que o protocolo deve ser semelhante ao adotado na “Assembleia Fiscaliza”, quando os secretários vão prestar contas das pastas que comandam e respondem aos questionamentos dos parlamentares.
Com isso, o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), Zé Guilherme (PP), irá abrir os trabalhos, às 9h30, e dará direito a fala ao vice-governador. O político do Novo irá detalhar os principais pontos dos 13 textos, entre projetos e PEC. Na sequência, o direito à fala deve respeitar a seguinte ordem: líderes do bloco, membros permanentes da comissão e demais deputados. Os parlamentares poderão fazer questionamentos diretos ao vice-governador.
Expectativa de embates entre Simões e oposição
A oposição antecipou à Itatiaia que tem muitos questionamentos para serem feitos. Alguns parlamentares de oposição, como Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Leleco Pimentel (PT), costumam utilizar a tribuna para fazer duras críticas à gestão de Zema e Simões. Parlamentares da bancada do PL, como Cristiano Caporezzo (PL) e Sargento Rodrigues (PL), também são conhecidos por subirem o tom contra o governo.
Com a possibilidade de interação entre as partes, há possibilidade que esses parlamentares possam protagonizar embates com o vice-governador. Os parlamentares da oposição estão insatisfeitos com o