Ouvindo...

Mateus Simões fará apresentação do ‘pacote Propag’ aos deputados na ALMG nesta quinta

Vice-governador de Minas vai participar de audiência no Parlamento para detalhar os dez projetos de lei protocolados pelo Executivo

Presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB) recebeu os projetos do Propag das mãos do vice-governador Mateus Simões

Menos de 24 horas após protocolar o ‘pacote Propag’ na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o vice-governador Mateus Simões (Novo) retorna nesta quinta-feira (08) ao Parlamento mineiro para explicar detalhes do conjunto de dez projetos do Governo de Minas.

Os PL’s se juntam a outros dois projetos e a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que já estavam no Legislativo estadual. Com isso, Simões irá fazer uma apresentação, ponto a ponto, dos 13 PL’s aos 77 deputados da Casa.

A aprovação do pacote de projetos é fundamental para tirar o Propag do papel. Construído pelo então presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), o Propag é considerado por deputados da base e da oposição na ALMG como a melhor solução para equilibrar a dívida do estado com a União, que já supera os R$ 160 bilhões.

Chamada de “Reunião de Convidados”, a iniciativa dará direito a fala ao vice-governador e aos 77 deputados. A Itatiaia apurou que o protocolo deve ser semelhante ao adotado na “Assembleia Fiscaliza”, quando os secretários vão prestar contas das pastas que comandam e respondem aos questionamentos dos parlamentares.

Com isso, o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), Zé Guilherme (PP), irá abrir os trabalhos, às 9h30, e dará direito a fala ao vice-governador. O político do Novo irá detalhar os principais pontos dos 13 textos, entre projetos e PEC. Na sequência, o direito à fala deve respeitar a seguinte ordem: líderes do bloco, membros permanentes da comissão e demais deputados. Os parlamentares poderão fazer questionamentos diretos ao vice-governador.

Expectativa de embates entre Simões e oposição

A oposição antecipou à Itatiaia que tem muitos questionamentos para serem feitos. Alguns parlamentares de oposição, como Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Leleco Pimentel (PT), costumam utilizar a tribuna para fazer duras críticas à gestão de Zema e Simões. Parlamentares da bancada do PL, como Cristiano Caporezzo (PL) e Sargento Rodrigues (PL), também são conhecidos por subirem o tom contra o governo.

Com a possibilidade de interação entre as partes, há possibilidade que esses parlamentares possam protagonizar embates com o vice-governador. Os parlamentares da oposição estão insatisfeitos com o reajuste de 5,26% oferecido pelo governo Zema aos profissionais da Educação — eles defendiam no mínimo 6,27% de revisão salarial. Caporezzo e Rodrigues lideram um movimento de indignação contra o governo Zema contra a ausência de reajustes para os integrantes das forças de segurança de Minas Gerais.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.