Ouvindo...

Saiba detalhes da apresentação do Propag à ALMG que será feita por Mateus Simões

Vice-governador irá apresentar os 11 projetos ponto a ponto. Na reunião, apenas deputados farão perguntas

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), irá pessoalmente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (7), para protocolar o “Pacote Propag”. Simões comparecerá ao Parlamento mineiro no final da tarde, às 16h30. A Itatiaia apurou que o pacote será composto por 11 projetos.

O pacote é fundamental para tirar do papel o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag), tratado pelos deputados mineiros como a melhor solução para equacionar a dívida de Minas Gerais com a União, que já supera os R$ 160 bilhões.

Um dia depois, na quinta (8), Simões voltará à Assembleia para detalhar os projetos ponto a ponto. O vice-governador irá participar de uma iniciativa conhecida como “Reunião de Convidados”. O encontro será às 09h30, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). O governo deve fazer uso de ferramentas digitais para organizar e apresentar os projetos com clareza.

Além de Simões, apenas deputados poderão falar e fazer questionamentos. Em uma audiência pública, deputados e autoridades apresentam seus argumentos e, no final, o público tem direito a fala. Isso não irá ocorrer na reunião que contará com a presença de Simões. O público poderá acompanhar a apresentação do vice-governador, mas apenas os 77 deputados poderão falar e terão direito a fazer questionamentos diretos a Simões.

Os trabalhos serão coordenados pelo presidente da Comissão, Zé Guilherme (PP).

"É um momento em que o governo vai colocar para os deputados da Casa o que ele está pensando do Propag”, disse o parlamentar.

Com expectativa de lotação, reunião pode ser transferida para auditório ou plenário

Tradicionalmente, as reuniões da FFO ocorrem nos plenários do subsolo da Assembleia Legislativa. No entanto, a expectativa é de lotação máxima na reunião. Embora não tenham direito a fala, sindicatos e servidores públicos prometem lotar as galerias do Parlamento mineiro.

Com isso, há a expectativa de que a reunião seja transferida para o auditório José de Alencar, no hall da Assembleia. Outra possibilidade é transferir os trabalhos para o principal plenário da Assembleia. Questionada pela Itatiaia, a presidência da ALMG disse que a questão ainda está sendo analisada.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.