Ouvindo...

Câmara instala comissão sobre isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil; relator quer votação em julho

Colegiado será presidido pelo deputado Rubens Pereira Jr, vice-líder do Governo, e relatado pelo ex-presidente da Casa Arthur Lira

O relator da reforma do Imposto de Renda, deputado Arthur Lira (esq.), e o presidente da comissão especila, Rubens Pereira Jr. (dir.)

A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (6) a comissão especial que vai analisar o projeto de lei que isenta trabalhadores que ganham até R$ 5 mil da cobrança do Imposto de Renda (IR) e estabelece uma taxação maior para os “super-ricos”.

O deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA), vice-líder do Governo na Casa, foi confirmado na presidência do colegiado, enquanto o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) assumiu a relatoria.

Durante a sessão, Lira apresentou um plano de trabalho prevendo a realização de audiências públicas até 20 de junho, com a apresentação do relatório final sete dias depois. Pelo cronograma, a votação na comissão deve acontecer até 16 de julho.

Segundo o relator, a proposta precisa ser ajustada para estabelecer uma compensação aos estados e municípios que podem ser afastados com a perda de arrecadação.

Lira também defendeu que é necessário “ponderar” o efeito que as medidas podem ter para os investimentos externos no Brasil.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.