O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira (5), à assistente social e professora Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres.
Márcia assume o posto no lugar de Cida Gonçalves, que foi comunicada da decisão após reunião breve com o presidente Lula nesta segunda. A mudança marca mais uma etapa na reformulação ministerial conduzida por Lula, que busca reorganizar espaços no governo para fortalecer alianças políticas visando as eleições de 2026.
A troca também ocorre após uma série de desgastes da então ministra com servidores da pasta. Em janeiro, ela foi alvo de denúncias por suposta prática de assédio moral e de racismo contra auxiliares na gestão do ministério. Os relatos de servidores foram encaminhados à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Comissão de Ética da Presidência da República, mas arquivados no mês seguinte.
A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação oficial de Márcia Lopes devem ser publicadas ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União.
Filiada ao PT desde 1982, Márcia já foi ministra do Desenvolvimento Social no segundo mandato de Lula, entre 2010 e 2011, e tem longa trajetória no setor social.