Ouvindo...

Parlamentares de SP querem homenagear o Papa Francisco dando seu nome a memorial, praça e hospital

Há projetos apresentados na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de São Paulo

Papa Francisco

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) apresentou, nesta sexta-feira (25), um projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que propõe a alteração do nome do Memorial da América Latina para homenagear o Papa Francisco.

Na proposta, o deputado sugere que o espaço passe a se chamar Memorial da América Latina - Papa Francisco. De acordo com o parlamentar, seria um “reconhecimento do valor cultural, político e humanista do primeiro papa da América do Sul”.

Leia também

Outra homenagem apresentada na Alesp é do deputado Rafael Zimbaldi (Cidadania), que quer mudar o nome do Hospital Regional de Cruzeiro, no interior de São Paulo, para “Hospital Papa Francisco”. A proposta foi apresentada um dia após a morte do pontífice. Na justificativa, Zimbaldi fez um resumo da vida de Francisco.

Na Câmara Municipal da cidade de São Paulo, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) também protocolou um projeto de lei para dar o nome de Francisco à uma praça na região da Subprefeitura de Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista.

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.