Ouvindo...

ANVISA publica norma que exige retenção de receita para a compra de Ozempic

A resolução aprovada em 16 de abril pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mudou as regras para a compra de medicamentos, conhecidos como canetas emagrecedoras, incluindo o Ozempic

Caneta de Ozempic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a portaria que obriga a retenção de receita para a compra de Ozempic e outras canetas emagrecedoras.

A portaria da ANVISA foi publicada na edição de quarta-feira (23) do Diário Oficial da União (DOU).

As novas regras para a compra dos produtos começarão a valer em 60 dias a partir da publicação no DOU.

A resolução aprovada em 16 de abril pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mudou as regras para a compra de medicamentos, conhecidos como canetas emagrecedoras.

Leia também

A ANVISA decidiu que a receita médica terá validade de 90 dias, e será obrigatória a retenção de uma via para a compra de Ozempic, Mounjaro, Wegovy e similares.

A farmácia terá que informar a ANVISA sobre a venda dos medicamentos.

Atualmente, as canetas emagrecedoras estão na faixa de medicamentos da tarja vermelha, que necessitam de apresentação da receita, sem a exigência de retenção do documento.

O objetivo da ANVISA é aumentar o controle sobre as vendas e o monitoramento de eventuais efeitos colaterais dos medicamentos.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.