Ouvindo...

Ozempic e outras canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com receita, decide ANVISA

A decisão foi proferida nesta quarta-feira (16) em reunião promovida pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

A diabetic patient using insulin pen for making an insulin injection at home. Young woman control diabetes. Diabetic lifestyle

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou nesta quarta-feira (16) uma resolução que obriga a retenção de receita para a compra de medicamentos, conhecidos como canetas emagrecedoras, como Ozempic, Wegovy, Saxenda, Monjaro e similares.

Atualmente, as canetas emagrecedoras estão na faixa de medicamentos da tarja vermelha, que necessitam de apresentação da receita, sem a exigência de retenção do documento.

Com a flexibilidade, muitos clientes conseguem comprar os produtos sem comprovar a indicação clínica por um médico.

Leia também

Pela decisão da ANVISA, esses medicamentos serão incluídos nas mesmas regras para a compra de antibióticos, ou seja, o paciente terá que apresentar a receita com duas vias, sendo que uma ficará retida na farmácia.

O estabelecimento terá que informar a ANVISA sobre a venda dos medicamentos.

A regra começará a valer 60 dias após ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). A previsão é a de que a norma da ANVISA seja publicada na próxima semana.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.