A ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo (PT), celebrou, na inauguração do novo estúdio da Itatiaia, em Brasília, a vida do Papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos. Em entrevista no Programa ‘Rádio Vivo’, nesta quarta-feira (23), a ministra afirmou que o pontífice foi uma ‘grande liderança dos Direitos Humanos’.
“Ele trouxe essas pautas para um entendimento maior das pessoas. Ainda convivemos com muito preconceito com a pauta dos Direitos Humanos, sem compreender que garantir dignidade é uma tarefa que, como sociedade, temos que ter o compromisso de garantir dignidade para todas as pessoas, independente da sua cor, da sua classe social, da sua origem, e a gente precisa avançar como sociedade na proteção integral das pessoas”, afirmou.
Macaé Evaristo também exaltou a postura do pontífice em pautas mundiais relevantes, especialmente no combate aos conflitos. “Ele deu esse exemplo de humildade, convocou a todos a olhar para as pessoas empobrecidas, não hesitou em combater as guerras, acho que ele foi firme contra todo tipo de guerra”, disse. Para a ministra, o diálogo é o caminho para a solução dos combates.
“Precisamos trabalhar pelo diálogo, pela pacificação. Porque a guerra no mundo só traz prejuízos, violência, mortes inocentes. É uma semana que estamos aqui celebrando a itatiaia, esse veículo importante de comunicação, e também podendo acompanhar a passagem dessa grande liderança dos Direitos Humanos que, para mim, é uma inspiração”, finalizou.