O deputado federal e presidente nacional do Avante, Luis Tibé, disse nesta quarta-feira (23) que a legenda espera pelas definições das candidaturas para as eleições de 2026, tanto presidenciais quanto para o governo do estado, antes de definir qual caminho seguir. Em entrevista à Itatiaia, na inauguração do novo estúdio em Brasília, o parlamentar destacou que a tendência é que, com o tempo, as diversas candidaturas que estão surgindo acabem se afunilando à medida que as alianças e articulações tomam forma.
“A cada eleição se antecipam mais as organizações. Estamos vendo várias candidaturas, do Ratinho [Junior, governador do Paraná], Ronaldo Caiado [governador de Goiás], Bolsonaro, Tarcisio [de Freitas, governador de São Paulo], uma confusão, mas vai afunilando”, disse.
Em relação ao cenário mineiro, Tibé observou que, assim como no nível nacional, as candidaturas em Minas também estão em um processo de organização e definição. Ele citou nomes como o do vice-governador Mateus Simões, do senador Cleitinho, do deputado federal Nikolas Ferreira e do ex-procurador do estado, Jarbas Soares, que estão se posicionando para as eleições. “Temos que consolidar as candidaturas para achar o melhor caminho”, afirmou.
Sobre a possível candidatura própria do Avante, Tibé destacou que o partido está trabalhando para fortalecer suas chapas proporcionais, o que considera uma questão de “sobrevivência política”. Ele mencionou a bancada expressiva do partido em Minas, com cinco deputados federais eleitos e uma votação significativa de mais de um milhão de votos.
“Não só as disputas de governo, mas de Senado podemos contribuir muito. Vamos esperar consolidar as candidaturas para ver o caminho que vamos tomar”.
Tibé acredita que, além das disputas para governo, o Avante pode contribuir também nas disputas para o Senado. Contudo, ele reforçou que o partido ainda espera a consolidação das candidaturas para decidir o que fazer.