Ouvindo...

Luís Tibé diz que Avante aguarda definição de candidaturas para definir postura nas eleições

Presidente nacional do partido, deputado federal afirma à Itatiaia que quer esperar que candidaturas se ‘afunilem’ para saber qual caminho tomar

Deputado federal e presidente do Avante, Luís Tibé

O deputado federal e presidente nacional do Avante, Luis Tibé, disse nesta quarta-feira (23) que a legenda espera pelas definições das candidaturas para as eleições de 2026, tanto presidenciais quanto para o governo do estado, antes de definir qual caminho seguir. Em entrevista à Itatiaia, na inauguração do novo estúdio em Brasília, o parlamentar destacou que a tendência é que, com o tempo, as diversas candidaturas que estão surgindo acabem se afunilando à medida que as alianças e articulações tomam forma.

“A cada eleição se antecipam mais as organizações. Estamos vendo várias candidaturas, do Ratinho [Junior, governador do Paraná], Ronaldo Caiado [governador de Goiás], Bolsonaro, Tarcisio [de Freitas, governador de São Paulo], uma confusão, mas vai afunilando”, disse.

Leia também

Em relação ao cenário mineiro, Tibé observou que, assim como no nível nacional, as candidaturas em Minas também estão em um processo de organização e definição. Ele citou nomes como o do vice-governador Mateus Simões, do senador Cleitinho, do deputado federal Nikolas Ferreira e do ex-procurador do estado, Jarbas Soares, que estão se posicionando para as eleições. “Temos que consolidar as candidaturas para achar o melhor caminho”, afirmou.

Sobre a possível candidatura própria do Avante, Tibé destacou que o partido está trabalhando para fortalecer suas chapas proporcionais, o que considera uma questão de “sobrevivência política”. Ele mencionou a bancada expressiva do partido em Minas, com cinco deputados federais eleitos e uma votação significativa de mais de um milhão de votos.

“Não só as disputas de governo, mas de Senado podemos contribuir muito. Vamos esperar consolidar as candidaturas para ver o caminho que vamos tomar”.

Tibé acredita que, além das disputas para governo, o Avante pode contribuir também nas disputas para o Senado. Contudo, ele reforçou que o partido ainda espera a consolidação das candidaturas para decidir o que fazer.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.