O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descreveu Francisco como o “Papa da paz e da esperança”, em um vídeo publicado na noite desta segunda-feira (21)
Lula ressaltou que Francisco era uma pessoa afetuosa e que defendeu um mundo sem preconceitos e intolerância.
“Francisco foi o Papa do acolhimento. Por isso, acordamos hoje um pouco órfão de seu afeto. Um afeto que era livre de preconceitos e julgamentos, em um mundo que sofre com discriminação e a intolerância. Para Francisco, somos todos irmãos, criados para amarmos uns aos outros”, destacou o presidente.
“Em sua bênção de despedida, no domingo de Páscoa, pediu para voltarmos a termos esperança de que a paz é possível. Francisco foi o Papa da esperança em sua despedida, renovou as crenças nos seres humanos e previu um futuro melhor para a humanidade. Disse que o amor venceu o ódio, a verdade venceu a mentira, o perdão venceu a vingança. Esse é o mundo que haveremos de construir, inspirados no Papa Francisco”, enfatizou Lula.
O presidente lembrou do bom humor do pontífice e citou a paixão pelo futebol, algo que, segundo ele, aproximava Francisco ainda mais do Brasil.
“A paixão pelo futebol, qualidade que fazia dele o mais brasileiro dos argentinos”, brincou Lula.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a comitiva completa deve ser anunciada nesta terça-feira (22).
A viagem ainda não tem data confirmada,