Ouvindo...

Deputado mineiro acompanhou última aparição pública do papa Francisco: ‘emoção tremenda’

Neste último domingo de Páscoa, Francisco apareceu de “surpresa” na praça São Pedro, no Vaticano, e, mesmo debilitado, fez questão de descer para cumprimentar a multidão

Eros Biondini, deputado federal por Minas Gerais.

O deputado federal Eros Biondini (PL) acompanhou a última aparição pública do papa Francisco no domingo (20) de Páscoa no Vaticano. O parlamentar relata que a aparição do pontífice, que não estava confirmada devido às condições do tempo e também pelo quadro de saúde dele, pegou a multidão que acompanha a missa na praça São Pedro de surpresa, mas que o momento foi de “alegria” para todos os peregrinos que lotavam o espaço.

O papa estava realmente com um semblante muito sereno. Estava com um aceno de paz e todos tiveram uma surpresa, uma emoção tremenda”.
— relata à Itatiaia.

Ele conta que estava na Basílica de Santa Maria Maggiore nesta segunda-feira (21) quando recebeu a notícia da morte de Francisco, confirmada pelo Vaticano nesta manhã.

Biondini, que é deputado por Minas Gerais, relata que desde então, a praça São Pedro ficou lotada, com fiéis em oração. “Aqui o dia realmente está exalando espiritualidade, essa comunhão, essa paz que une todos os cristãos do mundo aqui no Vaticano”, declarou.

Leia também

Segundo o parlamentar, apesar de debilitado, o papa fez questão de descer e passar, mesmo que de cadeira de rodas, no meio das pessoas que estavam presentes na praça São Pedro. “Foi, para muitos, uma sinalização, de que ele queria dar o último cumprimento, última saudação, o último abraço nas pessoas”, contou para à reportagem.

Ele ainda relata um testemunho de fé envolvendo Francisco. “No céu também apareceu uma cruz, com dois raios de nuvem, perfeitos, que não se dissipavam. Para nós, pela nossa fé, nós percebemos que tudo foi um grande final, justamente após domingo de Páscoa”, disse.

De acordo com o deputado, no momento, por estar no Vaticano, ele recebeu, do próprio presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (MDB), a missão de “representar” o Congresso até que uma delegação oficial seja anunciada.

Além de Biondini, outros diversos políticos brasileiros já se manifestaram sobre a morte do chefe da igreja Católica, incluindo a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e também o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Allãn Passos é jornalista, nascido em Mariana, formado pela UFOP em 2012. Atuou como assessor de comunicação na Prefeitura de Mariana e na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Entre 2015 e 2018 foi repórter aéreo de trânsito. Desde abril de 2018 é editor e apresentador do Jornal da Itatiaia Noite. Integrante do PodTudo, atua como repórter e apresenta os programas Chamada Geral e Plantão da Cidade nas férias e folgas dos titulares.