Ouvindo...

Ministro das Relações Exteriores receberá Erika Hilton após EUA mudar gênero de visto

Deputadas brasileiras acusam os EUA e o presidente Trump de transfobia

Deputada Erika Hilton

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve receber a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) no Itamaraty, segundo fontes próximas ao governo ouvidas pela Itatiaia. A data do encontro ainda não foi definida.

O motivo: o governo Donald Trump alterou, na quarta-feira (16), o visto da parlamentar para entrada nos Estados Unidos, passando a identificá-la como homem. Em 2023, o mesmo documento a reconhecia como mulher.

Pelas redes sociais, Hilton relatou que precisou do documento para participar da Brazil Conference, evento anual realizado pela comunidade acadêmica brasileira da Universidade Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês).

“É muito grave o que os Estados Unidos tem feito com as pessoas trans que vivem naquele país e quem lá ingressa. É uma política higienista e desumana que além de atingir as pessoas trans”, escreveu ela.

Leia também

Duda Salabert também acusa os EUA

A deputada federal Duda Salabert (PDT) também relatou nas redes sociais que, ao tentar conseguir um visto para ir aos Estados Unidos, foi identificada com o gênero masculino.

A mineira afirma que foi convidada para um curso sobre primeira infância em parceria com Harvard, mas, ao tentar renovar o visto vencido, foi informada de que o novo documento seria emitido com o gênero masculino.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.