As deputadas federais Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) acionaram o Ministério das Relações Exteriores após relatarem terem
Em janeiro, ao retornar à Casa Branca,
Nas redes sociais, Hilton contou que precisou do documento para participar da Brazil Conference, evento anual realizado pela comunidade acadêmica brasileira da Universidade Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês).
“É muito grave o que os Estados Unidos tem feito com as pessoas trans que vivem naquele país e quem lá ingressa. É uma política higienista e desumana que além de atingir as pessoas trans também desrespeitam a soberania do governo brasileiro em emitir documentos que devem ser respeitados pela comunidade internacional”, declarou a deputada do PSOL.
Já Duda, havia sido convidada para participar de um curso sobre desenvolvimento na primeira infância, em uma parceria com Harvard.
“Essa situação é mais do que transfobia: é um desrespeito à soberania do Brasil e aos direitos humanos mais básicos. Tenho confiança de que o Itamaraty se posicionará com firmeza, pois esse ataque não é só contra mim e Erika Hilton. É uma afronta a todos os brasileiros e brasileiras que acreditam na dignidade, no reconhecimento e no direito de existir plenamente”, escreveu a parlamentar mineira em seu
A Itatiaia procurou o Itamaraty para saber o chanceler Mauro Vieira irá receber as deputadas, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.