Ouvindo...

Bolsonaro segue na UTI após cirurgia de 12 horas: “caso delicado”, afirma médico

Ex-presidente ainda deve permanecer por mais duas semanas no hospital;. Bolsonaro está consciente e já conversa com a equipe médica

Médicos detalharam estado de saúde de Bolsonaro após cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve permanecer internado por, ao menos, duas semanas, conforme previsão da equipe médica que o operou. Nesta segunda-feira (14), o ex-presidente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Brasília, após passar por uma cirurgia de 12 horas no domingo (13), para tratar uma suboclusão intestinal — obstrução parcial causada por aderências formadas em decorrência de cirurgias anteriores, realizadas após a facada sofrida em 2018.

Segundo os médicos, o procedimento foi um dos mais complexos enfrentados por Bolsonaro. “Foi o esperado para um caso tão delicado. Agora o organismo está bastante inflamado”, explicou o cardiologista Leandro Echenique. O pós-operatório, segundo ele, será prolongado e com riscos de infecção, trombose e complicações pulmonares.

A cirurgia envolveu a remoção de aderências e reconstrução da parede abdominal, que estava bastante prejudicada em função dos procedimentos pelo qual Bolsonaro já havia passado.

De acordo com o Médico-chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, o intestino do ex-presidente estava “sofrido” e o abdome, “hostil”. A opção pela cirurgia se deu após uma piora no quadro de saúde, ainda quando ele estava internado em Natal.

“Na chegada à Brasília, foi repetida uma tomografia que mostrou que ele mantinha um quadro de distensão abdominal apesar de quase 48 horas de tratamento clínico que a gente diz, que é a descompressão do tubo digestivo, o jejum e etc. Isso associado ao achado da tomografia e a essa elevação do PCR nos levou a indicar o tratamento cirúrgico. A decisão tomada, a cirurgia foi conduzida durante todo o dia de ontem e eu já tinha em mente que seria um procedimento bastante complexo e bastante trabalhoso”, afirmou.

Ainda não há previsão de alta da UTI. Bolsonaro está consciente e já conversa com a equipe médica. Novas cirurgias não estão descartadas, embora os médicos esperem que não sejam necessárias.

Leia também

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio