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Consignado CLT tem R$ 3,3 bilhões em empréstimos; SP e RJ lideram contratos

O Ministério do Trabalho e Emprego informou nesta quinta-feira (3) que 532.743 contratos de empréstimos foram firmados, por meio do crédito consignado para trabalhadores privados

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O crédito consignado para trabalhadores do setor privado, conhecido como “Consignado CLT”, atingiu a marca de R$ 3,3 bilhões de reais em empréstimos.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, desde 21 de março, quando o programa foi lançado, foram firmados 532.743 contratos, com um valor médio de R$ 6.209,65 por trabalhador. As parcelas médias ficaram em R$ 350,46, com prazo médio de 18 meses.

O programa está disponível para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

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A expectativa do governo federal é que, em 4 anos, 25 milhões de pessoas sejam incluídas no consignado privado, com taxas de juros mais vantajosas.

Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro possuem os maiores valores de empréstimos contraídos.

São Paulo teve 131.306 trabalhadores beneficiados e um total de R$ 848,7 milhões concedidos, resultando em um valor médio de empréstimo de R$ 6.446.

No Rio de Janeiro, 51.124 trabalhadores contrataram o consignado CLT, totalizando R$ 270,2 milhões em crédito, com um valor médio de R$ 5.268 e parcela média de R$ 320.

O estado da Paraíba registra a menor média de empréstimo do país, com R$ 5.248 por trabalhador, beneficiando 7.226 pessoas e totalizando R$ 38 milhões em crédito.

O Amapá apresenta o menor número de contratos firmados, com 2.328 empréstimos concluídos, e um montante de R$ 14,3 milhões liberados.

Os pedidos de simulação de crédito e a concretização dos negócios podem ser feito por meio da Carteira de Trabalho Digital.

Os bancos irão ofertar o crédito, diretamente nos canais oficiais, a partir de 25 de abril.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.