Grupo de Aro perde presidência de Podemos após abertura de cassação contra vereador Lucas Ganem

Aliados do vereador acusam comando da legenda de perserguição, aliados do secretário negam e afirmam que presidencia será devolvida

Vereador Lucas Ganem (Podemos)

A presidência do Podemos em Minas, partido comandado pela deputada federal Nely Aquino, aliada de primeira ordem do secretário de Governo Zema, Marcelo Aro (PP), foi desativada pela executiva nacional. o diretório municipal também está inativo. A comunicação foi feita à justiça eleitoral nesta sexta-feira (5).

A partir de agora todas as decisões do partido no estado passam pela executiva nacional. A medida adotada pela presidência da legenda estaria relacionada às polêmicas ligadas ao vereador Lucas Ganem (Podemos), investigado por fraude de domicílio eleitoral. Candidato em Belo Horizonte, segundo denúncia feita ao Ministério Público, ele só passou a morar na capital após vencer o pleito.

A mudança no diretório estadual vem um dia após a Câmara, presidida por Juliano Lopes (Podemos), abrir processo de cassação contra Ganem e pode acabar salvando o parlamentar de perder o mandato. A cassação de Lucas Ganem colocaria na Câmara Municipal de Belo Horizonte o suplente, Rubão, que é aliado de Aro e Aquino.

O grupo do secretário de Zema não admite que tenha perdido o controle da legenda. Aliados do político afirmaram à coluna que a mudança foi um gesto do comando nacional da sigla para o deputado estadual Bruno Ganem (Podemos-SP), irmão de Lucas, com o recado de que o vereador não será abandonado pelo partido.

A crença de aliados de Aro é que o grupo voltará a comandar o Podemos em Minas. “Jogo jogado”, afirmou uma das fontes da coluna.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...