O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (29) que o Brasil tenta negociar com os Estados Unidos uma solução sobre
“Antes de fazer a briga da reciprocidade ou de fazer a briga na OMC [Organização Mundial do Comércio], a gente quer gastar todas as palavras que estão no nosso dicionário para fazer um livre comércio com os Estados Unidos”, declarou o petista durante uma entrevista coletiva em Hanói, no Vietnã, antes de embarcar de volta ao Brasil.
Na quinta-feira (27), quando ainda estava no Japão, Lula havia afirmado que poderia retaliar produtos americanos caso o recurso na OMC não resolva o assunto. O governo questiona a decisão de Trump de taxar em 25% o aço e o alumínio importados pelos Estados Unidos de todos os demais países, incluindo o Brasil, um dos principais exportadores para o país.
Lula disse ainda que não terá “nenhum problema” em ligar para o presidente americano caso sinta necessidade de conversar com ele, mas criticou a postura adotada pelo republicano na condução da política externa.
“E é com muita tristeza que eu vejo os Estados Unidos fazerem com que o Trump pareça o xerife do mundo. Ele não foi eleito para isso. Ele foi eleito para governar os Estados Unidos. Eu acho que todos os países vão ter as reações que melhor condizerem com as necessidades de cada país”, pontuou.