Ouvindo...

Copom eleva taxa de juros para 14,25%, a segunda alta da gestão Galípolo

A decisão foi anunciada na noite desta quarta-feira (19) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (Bacen)

Maioria do Copom já vê abertura para redução de juros na próxima reunião

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (Bacen) decidiu elevar a taxa básica de juros do país, a Selic, em 1 ponto percentual, passando dos atuais 13,25% para 14,25%.

A decisão foi anunciada pelo Copom no início da noite desta quarta-feira (19).

Esta foi a segunda alta da Selic, consecutiva, na gestão do presidente do Bacen, Gabriel Galípolo, que foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O ambiente externo permanece desafiador em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente pela incerteza acerca de sua política comercial e de seus efeitos. Esse contexto tem gerado ainda mais dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed e acerca do ritmo de crescimento nos demais países”, justificou o Copom, em comunicado.

Leia também

Esta foi a quinta elevação consecutiva da Selic.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.