O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pretende ouvir nesta terça-feira (2), na Comissão de Segurança Pública do Senado, o depoimento de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ideia do senador é marcar a sessão para o mesmo dia e horário em que o STF vai iniciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai do senador. A informação foi dada pela CNN e confirmada pela Itatiaia.
Flávio afirmou que não deve acompanhar presencialmente o julgamento na Corte, já que estará presidindo a sessão da comissão.
Tagliaferro foi assessor de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele chefiou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE.
Os dois romperam relações desde o vazamento de mensagens de auxiliares do ministro. A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) imputam ao perito a divulgação das conversas.
A exposição dos diálogos irritou Alexandre de Moraes. Foi o próprio ministro quem determinou a abertura de uma investigação para apurar a origem do vazamento. O perito sempre negou veementemente ter divulgado as mensagens.
Atualmente Tagliaferro está morando a Itália, Moraes já pediu o pediu a extradição do perito computacional. O requerimento do ministro foi encaminhado primeiro ao Ministério da Justiça e depois remetido ao Itamaraty para a formalização dos trâmites junto às autoridades italianas.