O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) usou as redes sociais neste domingo (31) para criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que
Em um vídeo publicado no Instagram, o parlamentar repudiou a decisão. “Olha a covardia, a sacanagem que o ministro Alexandre de Moraes vem fazendo com Jair Bolsonaro”, iniciou ele. “Deixa eu fazer uma pergunta pra você, por que você não monitora facção criminosa? O que está acontecendo com esse país aqui?”, continuou.
Em seguida, ele saiu em defesa do ex-presidente. “Respeita o Bolsonaro. Ele já é idoso, está com problema de saúde. Vocês estão achando que ele vai pular muro? Respeita a família dela. Tem mulher dentro da casa dele, tem filha”, soltou.
Ele também pediu um esclarecimento da polícia. “Vocês vão se sujeitas a uma palhaçada dessa do ministro Alexandre de Moraes? Eu quero aqui convocar esse responsável da Polícia Federal para esclarecer porque vocês estão fazendo isso. Tomem vergonha na cara”, encerrou.
Decisão
Na decisão, Moraes se justificou e esclareceu que a prisão domiciliar cumprida por Bolsonaro não deve ser diferente de uma prisão em regime fechado,
“A prisão domiciliar é espécie de restrição à liberdade individual, não perdendo as características de limitação parcial da privacidade e intimidade do custodiado, sob pena de sua total inutilidade”, escreveu Moraes.
O pedido inicial foi feito pela Polícia Federal (PF), que considerou insuficiente o uso exclusivo da tornozeleira, por depender de sinal de telefonia sujeito a falhas ou interferências. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também citou indícios de que o ex-presidente buscou asilo na Argentina e destacou sua proximidade com dirigentes estrangeiros, o que poderia facilitar uma fuga.
Desde quarta-feira (27), duas viaturas já monitoram o entorno da casa de Bolsonaro, sem identificação policial..
Reforço no monitoramento
Desde a noite da última terça-feira (26), o ex-presidente já está sendo monitorado 24h por dia, com duas viaturas descaracterizadas e agentes “invisíveis” no condomínio. Com a determinação deste sábado (30), os policiais penais devem ficar
A decisão aponta ainda que todos os carros que saiam da casa de Bolsonaro sejam revistados e que um relatório diário seja feito e enviado ao STF. O ex-presidente foi avisado da nova medida de monitoramento imposta.