O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, rebateu nesta segunda-feira (17) a crítica do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e disse que o Brasil cresce “sem anabolizantes”.
“Gente, o Brasil está crescendo. Crescendo sem anabolizantes, para contrariar a frase infeliz do governador do meu estado”, declarou Silveira em um evento para apresentação dos resultados dos testes de viabilidade do E30, a mistura de 30% de etanol à gasolina.
Na última quarta-feira (12), Zema afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 3,4% no ano passado, se deu por “anabolizante” e mencionou que alguns indicadores, como a inflação e os juros, também aumentaram.
“O Brasil está crescendo, cresceu no ano passado, mas tudo indica via injeção de anabolizante, né? Não é um crescimento saudável. A inflação só aumentando, taxa de juros subindo. E o governo está insistindo nos mesmos erros e, em vez de assumirem a responsabilidade, estão jogando a culpa nos governadores. Estão sempre procurando um bode expiatório”, disse o mineiro.
As declarações vêm no contexto de uma troca de farpas públicas entre Zema e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de ministros do governo petista.