PL ‘Guilherme Gabriel’ restringe criação de cães de guarda em Itabira após tragédia

O menino Guilherme Gabriel Couto Silva, de 12 anos, faleceu nesse domingo (16) dias após ser atacado por cães da raça Rottweiler

PL ‘Guilherme Gabriel’ restringe criação de cães de guarda em Itabira após tragédia

A Prefeitura de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, informou nesta segunda-feira (17) que está em construção um projeto de lei na cidade para restringir a criação de cães de guarda após a morte de Guilherme Gabriel Couto Silva, de 12 anos, atacado por Rottweilers.

“A Prefeitura de Itabira compartilha do sentimento de indignação da população e já atua para que a legislação municipal seja mais rígida e proíba, em toda cidade e nas áreas rurais, a entrada, procriação e comercialização de raças como Rottweiler, Pit-Bull, Fila-Brasileiro, Dobermann e outras semelhantes, e que estabeleça regras, rotinas de fiscalização e controle absoluto dos cães já existentes, bem como novas formas de punições e tolerância zero para casos de descumprimento dos dispositivos legais”, afirma em nota.

O PL é nomeado de “Guilherme Gabriel” em homenagem à vítima e será apresentado à Câmara de Vereadores de Itabira nos próximos dias.

Leia também

O caso

Guilherme Gabriel Couto Silva, de 12 anos, morreu nesse domingo (16), quatro dias após ser atacado por cães da raça Rottweiler em Itabira.

O episódio aconteceu na última quarta-feira (12). Guilherme foi arrastado pelos animais até um matagal. Ele sofreu diversos ferimentos pelo corpo, incluindo a perfuração de uma veia e um edema no rosto.

Militares do 26º Batalhão socorreram o menino e abateram os cães com disparos de arma de fogo. A vítima chegou a ser transferida para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, onde passou por procedimento cirúrgico, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O caso é analisado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O tutor dos animais é investigado por omissão de cautela na guarda ou condução de animais e por homicídio doloso.

Guilherme Gabriel foi velado nesta segunda-feira (17) no Cemitério da Paz, em Itabira.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...