Desemprego cai a 5,2% e atinge menor patamar desde 2012

Dado foi divulgado nesta terça-feira pelo IBGE

Carteira de trabalho

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, o menor resultado da série histórica iniciada em 2012.

O dado consta na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (30).

De setembro a novembro, a população desocupada no país ficou em 5,64 milhões, o menor registrado pelo levantamento.

Já o número de pessoas empregadas no mercado de trabalho formal no país também foi recorde e atingiu 103,2 milhões. O nível de ocupação ficou em 59,0%.

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, “a manutenção do contingente de trabalhadores em elevado patamar ao longo de 2025 tem assegurado a redução da pressão por busca de trabalho, reduzindo consideravelmente a taxa de desocupação”.

A renda média real habitual dos trabalhadores bateu recorde e ficou em R$ 3.574, com crescimento de 1,8% no trimestre e 4,5% em relação ao mesmo trimestre móvel de 2024, já descontados os efeitos da inflação.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...