Ouvindo...

STF mantém, por unanimidade, prisão de Braga Netto

Militar está preso desde dezembro por suspeita de tentativa de interferir nas investigações relativas ao plano de golpe de Estado no fim do governo de Jair Bolsonaro

O ex-ministro da Casa Civil e general do Exército Braga Netto

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, a prisão do ex-ministro e general do Exército Walter Braga Netto.

O militar está preso desde dezembro por suspeita de tentativa de interferir nas investigações relativas ao plano de golpe de Estado no fim do governo de Jair Bolsonaro (PL).

O colegiado analisou um recurso da defesa do militar nesta sexta-feira (14) no Plenário Virtual, onde os ministros depositam seus votos, sem debate.

Leia também

Para a defesa de Braga Netto, os atos atribuídos a ele são “pretéritos”, sem justificativa para manutenção da prisão preventiva.

Ao analisar o pedido, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, compreendeu que as investigações revelaram “gravíssima” participação do general nos fatos investigados, o que justifica a manutenção da prisão.

O entendimento de Moraes foi seguido integralmente pelos demais ministros da Primeira Turma: Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.