Ouvindo...

Vereadores de Fortaleza aprovam reforma administrativa que criará quatro novas secretarias

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal na terça-feira (11) pelo prefeito Evandro Leitão (PT) e tramitou em regime de urgência, sendo aprovado hoje pelos vereadores

Evandro Leitão foi eleito em um segundo turno acirrado nas eleições de 2024.

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram, nesta quinta-feira (13), a reforma administrativa no município. O texto, de autoria do prefeito Evandro Leitão (PT), foi apresentado ao Legislativo na última terça-feira (11) e tramitou em regime de urgência.

O projeto de lei cria quatro novas secretarias, dissolve as funções da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e extingue a Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), que terá as atribuições incorporadas pela Secretaria da Saúde.

Criações previstas na reforma:

  • Secretaria da Proteção Animal (SMPA)
  • Secretaria da Mulher (Sermulher)
  • Secretaria das Relações Comunitárias (Serc)
  • Secretaria Municipal das Licitações
  • Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Coeri)
  • Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor)

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também passa a ser vinculada ao gabinete do prefeito, com o status de Autarquia Especial. Já a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) fará parte da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Com o aval dos parlamentares, as Secretarias Executivas Regionais (SER) serão apenas “Secretarias Regionais” (SER), integradas a Secretaria de Governo (Segov).

Leia também

O texto aprovado também cita a implantação de duas políticas:

  • “Fortaleza Pacífica” para Guarda Municipal.
  • “Fortaleza Sem Fome” na Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

Com as mudanças, no total, serão 37 novos cargos, incluindo o de secretário municipal, com salário de R$ 22.346,91.

Votos contrários

Embora tenha sido aprovado, o PL recebeu votos contrários pela oposição à gestão de Leitão. Os vereadores Jorge Pinheiro (PSDB), Bella Carmelo (PL), Inspetor Alberto (PL), Julierme Sena (PL), Marcelo Mendes (PL), Priscila Costa (PL) e PPCell (PDT) registraram o voto “não”.

Eles apoiaram e assinaram uma emenda coletiva submetida ao Plenário.

A modificação foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Ela permite que os servidores da Fagifor sejam incluídos nos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) relacionados com as suas funções, além de determinar a convocação de aprovados no concurso ainda neste ano, se houver disponibilidade orçamentária e financeira.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.