Ouvindo...

Líder do governo defende Gleisi na articulação e diz que críticos vão ‘morder a língua’

Jaques Wagner (PT-BA) defendeu a escolha da presidente do PT para o Secretaria das Relações Institucionais

Líder Jaques Wagner (PT-BA) elogiou escolha de Gleisi para o ministério

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo Lula no Senado, rebateu as críticas sobre a indicação de Gleisi Hoffmann (PT-PR) para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A decisão foi recebida com críticas na oposição e dividiu opiniões dentro da base de apoio ao governo Lula no Congresso.

Em sua conta no X (antigo Twitter), Wagner afirmou que a petista “sabe bem em que cadeira vai sentar” e destacou sua atuação na articulação de alianças do PT, especialmente na última campanha presidencial. “Preparem-se para morder a língua!”, declarou o senador.

A nomeação de Gleisi foi anunciada pelo presidente Lula na última sexta-feira (28) e ocorre em meio a uma reforma ministerial. Ela substituirá Alexandre Padilha, que será transferido para o Ministério da Saúde após a demissão de Nísia Trindade.

Leia também

Nos bastidores, a escolha de Gleisi gerou divergências. Aliados do governo levantaram dúvidas sobre o perfil da nova ministra, que é declaradamente mais combativa, o que pode afastar ainda mais os parlamentares de centro e da própria oposição. Por outro lado, a deputada e presidente do PT também foi elogiada por sua defesa do governo e pela possibilidade de aproximar o terceiro governo Lula de uma pauta mais alinhada à esquerda.

Entre os nomes especulados para o cargo estavam o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e outros parlamentares ligados a partidos do Centrão, como Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Antônio Brito (PSD-BA).

A posse de Gleisi Hoffmann está marcada para o dia 10 de março.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio