O novo presidente da concessionária Metrô BH, Cláudio Andrade, afirma que a operação da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, entre o bairro Nova Suíça e o Barreiro, está mantida para o início de 2028 e que o projeto não sofrerá atrasos.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia,
Trecho do Barreiro
Segundo Andrade,
“A promessa de funcionamento da Linha 2 do metrô de BH está mantida para 2028. Mais do que promessa, é nossa obrigação contratual. Então, não existe a possibilidade na concessionária de falarmos de atrasos na entrega de equipamentos. Inclusive, os trens que estavam previstos para chegar entre 2027 e 2028, já começam a chegar no início do ano que vem. Estamos antecipando em dois anos as entregas das novas composições. Serão 24 novas composições que vão substituir os trens antigos dos anos 1980”, explica o novo CEO da Metrô BH.
De acordo com o projeto,
“Com relação às estações, existe um cronograma para a construção das sete estações que vão compor a Linha 2. Será finalizada em 2027 e em 2028 teremos os testes e a entrada em operação”, diz Andrada.
Desapropriações
Um dos maiores desafios para a implementação da linha até o Barreiro é a
“Todas as residências que foram identificadas dentro da faixa onde passará o metrô foram identificadas e as famílias foram cadastradas. Temos ali três vias: duas do metrô e uma de carga, da VLI e MRS. O processo de negociação está em andamento, tudo dentro da maior transparência e da maior justiça para fazermos um processo de liberação das faixas”, diz Cláudio Andrade.
Entregas de novas estações
O novo presidente do Metrô BH afirmou que no mês que vem, quando a concessão completará 2 anos, as estações reformadas da Linha 1 serão entregues aos usuários.
“Foram feitas, nesses primeiros dois anos, reformas em 10 das 19 estações da Linha 1. Estações que precisavam de investimentos para garantir a acessibilidade e um padrão de acolhimento. Elas ficarão prontas em março. E as nove estações restantes ficarão prontas em março de 2026”, afirma Cláudio Andrade.