Ouvindo...

Metrô de BH: novo CEO da concessionária detalha cronograma de obras na Linha 2

Cláudio Andrade assumiu comando da Metrô BH e, em entrevista exclusiva à Itatiaia, detalhou andamento do projeto da Linha 2, prazos para a entrega de estações reformadas e sobre os processos de desapropriações

Metrô de BH teve vários problemas durante a semana

O novo presidente da concessionária Metrô BH, Cláudio Andrade, afirma que a operação da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, entre o bairro Nova Suíça e o Barreiro, está mantida para o início de 2028 e que o projeto não sofrerá atrasos.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, dias após ser anunciado no cargo de comando da Metrô BH, o engenheiro Cláudio Andrade detalhou os processos de desapropriação da famílias que moram às margens da nova linha, a entrega de novas estações e as negociações para ampliação da Linha 1, em Contagem.

Trecho do Barreiro

Segundo Andrade, a previsão de conclusão da Linha 2 no prazo de 60 meses após a assinatura do contrato de concessão junto ao governo de Minas está mantida e as ações estão seguindo um cronograma rigoroso para evitar atrasos.

“A promessa de funcionamento da Linha 2 do metrô de BH está mantida para 2028. Mais do que promessa, é nossa obrigação contratual. Então, não existe a possibilidade na concessionária de falarmos de atrasos na entrega de equipamentos. Inclusive, os trens que estavam previstos para chegar entre 2027 e 2028, já começam a chegar no início do ano que vem. Estamos antecipando em dois anos as entregas das novas composições. Serão 24 novas composições que vão substituir os trens antigos dos anos 1980”, explica o novo CEO da Metrô BH.

De acordo com o projeto, a nova linha terá 10,5 quilômetros de extensão e contará com 10 estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. O trecho fará conexão com a Linha 1 na estação Nova Suíça, que fica entre as estações da Gameleira e Calafate. O projeto prevê ainda que a estação do Barreiro será interligada ao Terminal BHBus Barreiro e ao Via Shopping.

“Com relação às estações, existe um cronograma para a construção das sete estações que vão compor a Linha 2. Será finalizada em 2027 e em 2028 teremos os testes e a entrada em operação”, diz Andrada.

Desapropriações

Um dos maiores desafios para a implementação da linha até o Barreiro é a necessidade de desapropriar moradores que se instalaram nas margens dos trilhos. O processo de negociação já começou, mas muitos moradores citam incertezas sobre prazos e valores.

“Todas as residências que foram identificadas dentro da faixa onde passará o metrô foram identificadas e as famílias foram cadastradas. Temos ali três vias: duas do metrô e uma de carga, da VLI e MRS. O processo de negociação está em andamento, tudo dentro da maior transparência e da maior justiça para fazermos um processo de liberação das faixas”, diz Cláudio Andrade.

Entregas de novas estações

O novo presidente do Metrô BH afirmou que no mês que vem, quando a concessão completará 2 anos, as estações reformadas da Linha 1 serão entregues aos usuários.

“Foram feitas, nesses primeiros dois anos, reformas em 10 das 19 estações da Linha 1. Estações que precisavam de investimentos para garantir a acessibilidade e um padrão de acolhimento. Elas ficarão prontas em março. E as nove estações restantes ficarão prontas em março de 2026”, afirma Cláudio Andrade.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.