Morte de Newton Cardoso: cortejo será feito pelo Corpo de Bombeiros e velório aberto

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB), será velado nesta segunda-feira (3), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2).

Políticos lamentam a morte de Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais | CNN Brasil

Será velado nesta segunda-feira (3), o corpo do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, que morreu aos 86 anos neste domingo (2), das 10h às 16h, no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Conforme o cronograma divulgado pelos familiares, o dia será repleto de h omenagens a Cardoso, como o cortejo do caixão feito pelo Corpo de Bombeiros, velório aberto ao público, cerimônia religiosa e a presença de militares e figuras políticas de destaque.

De 8h às 10h, o velório do ex-governador será apenas para familiares. Das 10h às 16h será aberto ao público, com entrada pelo portão principal do Palácio. Às 15h, um representante da igreja católica fará uma oração. Em seguida, às 16h, a bandeira que cobre o caixão será dobrada e entregue à família.

Após o encerramento do velório, o corpo de Newton Cardoso será levado pelo Corpo de Bombeiros, até o Cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O corpo seguirá em um comboio, escoltado pela Polícia Militar, até o local.

Vale lembrar que não haverá cerimônias solenes no cemitério, além da descida do caixão do caminhão dos Bombeiros. Em seguida, o corpo do ex-governador será cremado.

Leia também

Homenagens a Newton Cardoso

A repercussão da morte do ex-governador foi grande, principalmente no meio político. Newton já foi governador, vice-governador e deputado federal por três mandatos. Além de vice-líder do MDB na Câmara dos Deputados de 2011 a 2012.

Por meio das redes sociais, houve nota do Presidente Lula, do atual Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do vice-governador Matheus Simões, do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco, entre outros.

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), lamentou a morte de Newton Cardoso, ex-governador que faleceu na madrugada deste domingo (2), e disse que “Newtão”, como é conhecido, marcou a história de Minas Gerais e de todos os mineiros.

Damião disse que a contribuição do político, em especial para o município de Contagem, onde foi prefeito, e para todo o estado “jamais será esquecida”.

Ele também mandou solidariedade à família, incluindo o filho do ex-governador, o deputado Newton Cardoso Júnior (MDB). “Que Deus conforte neste momento tão difícil”, disse.

Confira a mensagem do prefeito em exercício na íntegra:

“Hoje, nós despedimos do ex-governador Newton Cardoso, um homem de grande trajetória e um político dedicado, que marcou a história de Minas Gerais e de todos nós mineiros.

O apelido de ‘trator’ retrata bem um dos governadores que mais fizeram obras em todo o nosso estado. Sua contribuição para a Contagem, em especial, onde também foi prefeito, e para Minas jamais será esquecida, assim como o seu compromisso com trabalho e com diálogo.

Fica aqui os meus sentimentos ao seu filho, Newton Cardoso Júnior, e a toda sua família. Que Deus conforte neste momento tão difícil”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia

Ouvindo...