O corpo do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, que
Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, teve falência múltipla dos órgãos Governo de Minas declara luto de três dias após morte de Newton Cardoso Filho de Newton Cardoso lamenta morte do pai nas redes sociais: ‘imensa dor no coração’
Confira a programação do velório:
O cortejo teve início por volta das 7h, quando o corpo do ex-governador deixou a funerária Metropax, no bairro Santa Efigênia, em direção ao Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul da capital
Durante o cortejo, batedores da Polícia Militar fecharam o trânsito até a antiga sede do governo de Minas. Militares em guarda fizeram uma cerimônia solene para retirar o caixão do caminhão e, em marcha, o levaram para o interior do Palácio da Liberdade. Os militares vão permanecer ao lado do corpo do ex-governador durante todo o velório.
Até as 10h, o velório está sendo restrito aos familiares. Em seguida, o público poderá ir até o salão principal do Palácio da Liberdade para se despedir de Newton Cardoso. O acesso acontecerá pelo portão principal do palácio, das 10h às 17 horas.
Às 15h, um representante da igreja católica fará uma oração. Em seguida, às 16h, a bandeira que cobre o caixão será dobrada e entregue à família. Nesse momento, será executado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-governador do estado.
Após o encerramento do velório, o corpo de Newton Cardoso será levado pelo Corpo de Bombeiros, caso não esteja chovendo, ou pelo carro funerário da Metropax, em caso de chuva, até o Cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O corpo seguirá em um comboio, escoltado pela Polícia Militar, até o local. Vale lembrar que não haverá cerimônias solenes no cemitério, além da descida do caixão do caminhão dos Bombeiros. Em seguida, o corpo do ex-governador será cremado.
Trajetória política
Formado em Administração Pública e Sociologia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Newton Cardoso teve uma trajetória marcante na política mineira, ocupando os cargos de governador de Minas Gerais (1987-1991), vice-governador, prefeito de Contagem por três mandatos e deputado federal por três legislaturas.
Além da atuação política, Cardoso era advogado, administrador e empresário, com forte atuação em diversos setores. Ele nasceu em 22 de maio de 1938 em Brumado, na Bahia.
Cardoso presidiu a União Colegial de Minas Gerais e fundou a Casa do Estudante, ainda durante a vida estudantil. Nos anos 1960, filiou-se ao Partido Republicano, e, com o fim dos partidos políticos após o golpe militar de 1964, foi um dos fundadores do partido de oposição Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Durante seu governo, foram feitos o sistema de capacitação de água do Rio Manso e as hidrelétricas de Nova Ponte e Miranda.