Corpo do ex-governador Newton Cardoso é velado no Palácio da Liberdade; veja programação

Velório será aberto ao público a partir das 10h

Ex-governador de Minas morreu nesse domingo (2)

O corpo do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, que morreu na madrugada desse domingo (2), aos 86 anos, está sendo velado nesta segunda-feira (3), no Palácio da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Leia também

Confira a programação do velório:

O cortejo teve início por volta das 7h, quando o corpo do ex-governador deixou a funerária Metropax, no bairro Santa Efigênia, em direção ao Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul da capital

Durante o cortejo, batedores da Polícia Militar fecharam o trânsito até a antiga sede do governo de Minas. Militares em guarda fizeram uma cerimônia solene para retirar o caixão do caminhão e, em marcha, o levaram para o interior do Palácio da Liberdade. Os militares vão permanecer ao lado do corpo do ex-governador durante todo o velório.

Até as 10h, o velório está sendo restrito aos familiares. Em seguida, o público poderá ir até o salão principal do Palácio da Liberdade para se despedir de Newton Cardoso. O acesso acontecerá pelo portão principal do palácio, das 10h às 17 horas.

Às 15h, um representante da igreja católica fará uma oração. Em seguida, às 16h, a bandeira que cobre o caixão será dobrada e entregue à família. Nesse momento, será executado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-governador do estado.

Após o encerramento do velório, o corpo de Newton Cardoso será levado pelo Corpo de Bombeiros, caso não esteja chovendo, ou pelo carro funerário da Metropax, em caso de chuva, até o Cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O corpo seguirá em um comboio, escoltado pela Polícia Militar, até o local. Vale lembrar que não haverá cerimônias solenes no cemitério, além da descida do caixão do caminhão dos Bombeiros. Em seguida, o corpo do ex-governador será cremado.

Trajetória política

Formado em Administração Pública e Sociologia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Newton Cardoso teve uma trajetória marcante na política mineira, ocupando os cargos de governador de Minas Gerais (1987-1991), vice-governador, prefeito de Contagem por três mandatos e deputado federal por três legislaturas.

Além da atuação política, Cardoso era advogado, administrador e empresário, com forte atuação em diversos setores. Ele nasceu em 22 de maio de 1938 em Brumado, na Bahia.

Cardoso presidiu a União Colegial de Minas Gerais e fundou a Casa do Estudante, ainda durante a vida estudantil. Nos anos 1960, filiou-se ao Partido Republicano, e, com o fim dos partidos políticos após o golpe militar de 1964, foi um dos fundadores do partido de oposição Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Durante seu governo, foram feitos o sistema de capacitação de água do Rio Manso e as hidrelétricas de Nova Ponte e Miranda.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...