Ouvindo...

Arthur Lira faz discurso de despedida da presidência da Câmara: ‘Dever cumprido’

O presidente da Câmara deixa o cargo neste sábado (1º), tendo Hugo Motta (Republicanos-PA) como substituto favorito

Arthur Lira ao lado de Hugo Motta em pronunciamento na Câmara neste sábado (1º)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse neste sábado (1º) que sai do cargo com a sensação de “dever cumprido”. A eleição para o novo comando da Casa ocorre neste momento no Congresso Nacional. O parlamentar desejou boa sorte a Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para substituí-lo.

“Busquei defender, de forma intransigente, o modelo de separação entre os Poderes traçado em nossa Constituição, que fala em harmonia e independência, sem jamais permitir a sobreposição de um sobre o outro”, falou Lira no discurso. “Também defendi, de forma incansável, o respeito às prerrogativas parlamentares, que são garantias previstas pela própria Constituição da República como pressuposto necessário à existência de um Parlamento Livre, sem o qual não há democracia”, completou.

Leia também

Em outro momento da fala, Lira disse que trabalhou para que os acordos firmados entre Casas e Poderes fossem atendidos com um “diálogo incessante”

“Busquei deixar como marcas de minha presidência o cumprimento intransigente dos acordos firmados, o diálogo incessante e a busca incansável por convergência. Só por isso conseguimos avançar tanto”, falou.

A sessão de votação começou por volta das 16h de hoje. Mais cedo, no Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Congresso Nacional. O seu nome também era dado como certo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.