Ouvindo...

Presidência da Câmara: veja os candidatos à substituição de Arthur Lira

Sucessão entre os deputados promete ocorrer sem surpresas; saiba quem são os candidatos

Três deputados registraram candidatura para a eleição na Câmara

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, marcada para 1º de fevereiro, contará com três candidatos na disputa. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é o favorito e tem amplo apoio para sua eleição, mas ele não é o único no páreo.

Também se candidataram a presidência da Câmara os deputados pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Macel Van Hattem (Novo-RS), que diante do favoritismo de Motta, correrem por fora na disputa.

Como funciona a eleição?

A votação, que ocorre no próximo sábado, definirá o presidente da Câmara e os demais cargos da Mesa Diretora.

Leia também

A escolha dos membros da Mesa segue uma hierarquia: primeiro é eleito o presidente, depois os vice-presidentes, secretários e, por fim, suplentes.

Todos os 513 deputados podem votar. O voto é secreto e registrado eletronicamente. Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa da maioria absoluta dos votos (257). Se nenhum candidato atingir esse número, há um segundo turno entre os dois mais votados.

Conheça os candidatos

Hugo Motta (Republicanos-PB)

Escolhido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para sucedê-lo, Motta rapidamente contornou as controvérsias a respeito do seu nome e angariou o apoio de partidos que vão do PT ao PL. Somadas todas as bancadas, o deputado já teria garantido 488 votos dos 513 deputados.

Ao mesmo tempo em que promete dar mais previsibilidade a pauta de votações na Câmara e redistribuir os principais cargos nas comissões e na mesa diretora, Motta também evitou se comprometer com temas mais delicados, como a proposta de anístia ao presos envolvidos nos ataques do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Por outro lado, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro disse que espera de Motta o compromisso de colocar em votação, ao menos, o pedido de urgência para levar o tema para votação no plenário.

Marcel Van Hattem (Novo-RS)

A candidatura do deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) representa a oposição dos parlamentares de direita ao bloco do Centrão, especialmente aos defensores do projeto de anistia aos presos do dia 8 de janeiro.

Apesar da grande bancada formada pelo PL e outros partidos de oposição, Van Hattem está em voo solo e não tem o apoio de nomes mais relevantes da direita, que seguiram a orientação de Bolsonaro e apoiam Hugo Motta. Com isso, pode não passar de uma candidatura simbólica frente ao favoristimo do candidato do Republicanos.

Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)

Em seu primeiro mandato, Henrique Vieira também representa outra candidatura simbólica na disputa. No entanto, reúne as demandas de partidos de esquerda - em especial o PSOL, que comprou briga com Arthur Lira ao longo dos últimos anos.

Sua candidatura mantém a tradição do PSOL de sempre lançar nomes próprios para a presidência da Casa, mesmo diante de outras candidaturas favoritas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio