Ouvindo...

Integrantes do governo criticam situação de brasileiros deportados pelos EUA: ‘Imigrante não é criminoso’

Grupo de 88 brasileiros chegou ao país algemado e relatou problemas com alimentação, maus-tratos e agressões no avião americano

Vídeo mostra brasileiros deportados pelos EUA acorrentados e algemados em Manaus

Integrantes do governo Lula (PT) usaram as redes sociais para criticar a situação dos 88 brasileiros deportados pelos Estados Unidos e que chegaram a Manaus na noite da última sexta-feira (24). O grupo estava algemado e relatou problemas com alimentação, maus-tratos e agressões no avião americano.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) parabenizou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, por ter determinado a retirada das algemas.

“Nossa Constituição estabelece a dignidade da pessoa humana como princípio republicano basilar e a prevalência dos direitos humanos como um dos eixos das suas relações internacionais”, escreveu Alckmin.

Leia mais:

Veja outras reações

Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação:

“Não podemos, jamais, aceitar, relativizar ou normalizar, qualquer tipo de desrespeito aos direitos humanos. O presidente Lula garantiu dignidade e o respeito à Constituição ao determinar a retirada das algemas e correntes. Imigrante não é criminoso”.

Jader Filho, ministro das Cidades:

“Algemar brasileiros em um voo de deportação é uma agressão à soberania nacional e à dignidade humana. Respeito a boa relação diplomática, mas situações assim precisam ser monitoradas de perto, como fizeram o presidente Lula, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal”.

Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência:

“Inadmissível o uso de algemas e correntes em brasileiros deportados dos Estados Unidos. É necessário o respeito aos direitos fundamentais dessas pessoas. Os brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos chegaram ao país algemados”.

Renan Filho, ministro dos Transportes:

“Anistia para os invasores do Capitólio e correntes para os trabalhadores brasileiros que faziam girar a roda da economia estadunidense. Como tinha de ser, a humanidade vem do presidente Lula, que determinou a retirada das algemas e correntes. Imigrante não é criminoso. Que isso fique claro e que ninguém aqui mais se iluda com o ‘American dream’”.

Paulo Teixeira, ministro de Desenvolvimento Agrário:

“Humilhantes as imagens dos brasileiros deportados pelo governo Trump chegando ao Brasil, em aeronave americana, algemados”.

Leia também

Randolfe Rodrigues (PT-PA), senador e líder do governo no Congresso:

“Trump não só deportou brasileiros como mandou que a polícia norte-americana os algemasse e acorrentasse mesmo em território nacional. Mas o presidente Lula orientou que a PF impedisse esse absurdo. Presidente Lula demonstrando, mais uma vez, o que é ser PATRIOTA. A Soberania é nossa, do governo e do povo brasileiro”.

Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado:

“As imagens de dezenas de brasileiros e brasileiras desembarcando algemados no nosso país nos revolta. São cidadãos e cidadãs que merecem respeito e dignidade. Atento ao que se passa com o nosso povo, o presidente Lula agiu rapidamente e determinou às autoridades americanas a imediata retirada das algemas e correntes. Não permitiremos que o Brasil seja desrespeitado. Seguiremos firmes e vigilantes para garantir os direitos inegociáveis da nossa gente, no Brasil ou em qualquer parte do mundo”.

José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados:

“A determinação do Presidente Lula à Polícia Federal para que retirasse as algemas dos 88 imigrantes brasileiros deportados dos Estados Unidos tem todo o nosso apoio. Não podemos admitir humilhações e violações dos direitos humanos, por parte do governo Donald Trump, contra nenhum(a) cidadão(ã) brasileiro(a) ou de qualquer outra nacionalidade. Muito menos o desrespeito à nossa soberania. O nazifascismo precisa ser enfrentado por todas as nações democráticas do planeta, para que a história não se repita. ¡No pasarán!”


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.