A ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, postou: “Ainda sem acreditar que a história de uma mulher brasileira que enfrentou a ditadura militar e se tornou referência na luta dos povos indígenas levou três indicações ao Oscar! Vai Brasiiiiiil Viva Eunice Paiva!”.
A deputada federal Érica Hilton e o deputado federal e vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Rogério Correia, aproveitaram a indicação para provocar o ex-presidente Jair Bolsonaro, indiciado por tentativa de golpe de estado. Os parlamentares fizeram um trocadilho com a palavra ‘indicado’.
A indicação foi celebrada também por deputados estaduais, como Bella Gonçalves (PSOL) e Cristiano Silveira (PT).
Veja as reações:
A indicação
“Ainda Estou Aqui” foi indicado nesta quinta-feira (23) em duas categorias no Oscar, categorias Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Além disso,
O filme dirigido por Walter Salles é baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015 e conta a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que se torna ativista política após seu marido ser capturado pela Ditadura Militar no Brasil, em 1971.
A edição de 2025 da premiação acontece no dia 2 de março, domingo, em Los Angeles. A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada, no Brasil, nos canais Max e TNT.