Ouvindo...

Zema lamenta mortes por conta da chuva em MG e alerta: ‘segurança acima de tudo’

O governador afirmou que dez das 25 mortes causadas pelas chuvas no estado aconteceram porque as vítimas enfrentaram enxurradas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, nas redes sociais, que das 25 mortes causadas pelas fortes chuvas em Minas Gerais, conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta terça-feira (14), 10 foram provocadas porque as vítimas enfrentaram enxurradas.

“Nesse verão chuvoso, já perdemos 25 pessoas e dez foram porque enfrentaram enxurradas, foram atravessar uma ponte que já estava com água em cima. Ou seja, a água é muito perigosa, não vamos arriscar! Nós temos feito aqui, junto da Defesa Civil, um esforço enorme para salvarmos vidas. E às vezes, num momento de pressa, em que a pessoa não quer ter o seu dia alterado, ela resolve enfrentar essa correnteza, essa enxurrada. Vamos ter consciência, segurança acima de tudo”
— disse Zema nas redes sociais.

O último óbito foi na zona rural de Glaucilândia, na região norte do estado. A vítima é um homem de 30 anos que teria desaparecido após o carro em que ele estava ser arrastado pela correnteza do rio Verde Grande. O acidente aconteceu na última sexta-feira (10), mas o corpo dele só foi encontrado na segunda-feira (13).

Leia também

Na região do Vale do Aço, 11 mortes foram registradas no período chuvoso, sendo 10 óbitos em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso.

Os números, de vão de 27 de setembro até agora, também confirmam 343 desabrigados e 3210 desalojados.

Até então, são 58 municípios em situação de anormalidade relacionas às chuvas.

Recomendações da Defesa Civil durante chuvas fortes:

  • Mantenha-se atento aos níveis das águas;
  • Mantenha portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;
  • Não se proteja embaixo de árvores. É aconselhável abrigar-se em lugares seguros, com boas coberturas;
  • Não manuseie nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos;
  • Não se arrisque em atravessar a pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;
  • Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chame imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de alagamento é recomendado evitar contato com as águas, pois além da contaminação, há também o risco de choque elétrico.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.