Prefeito garante funcionamento normal dos ônibus em São Paulo na manhã desta quarta (10)

Paralisação dos motoristas começou no fim da tarde desta terça (9) e se estendeu pela noite, afetando o deslocamento no horário de maior movimento

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), garantiu que serviço de ônibus deve operar normalmente no horário de pico nesta quarta-feira (10)

O serviço de ônibus em São Paulo deve operar normalmente no horário de pico da manhã desta quarta-feira (10). A garantia foi dada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) após uma reunião realizada na noite desta terça-feira (9) com a diretoria do sindicato e representantes das empresas. Segundo o prefeito, o encontro foi “muito bom”.

Após a reunião, Nunes afirmou que o serviço seria restabelecido ainda na noite de terça (9), com toda a frota em operação. Ele também informou que as empresas se comprometeram a pagar o 13º salário e o vale-refeição das férias até 12 de dezembro. O prefeito declarou que, em caso de descumprimento, as viações serão punidas.

Por meio de nota, o Sindicato dos Motoristas de São Paulo confirmou ter participado da reunião que determinou o pagamento dos benefícios. “Desta forma, por ora, as partes entram em acordo e o Sindicato encerra a paralisação - com adesão de quase 100% da categoria - que teve inicio na tarde do mesmo dia na cidade de São Paulo. Os ônibus voltarão a circular normalmente sem transtornos aos usuários”, destacou o comunicado.

Motivo da paralisação

A paralisação dos motoristas começou no fim da tarde desta terça (9) e se estendeu pela noite, afetando o deslocamento no horário de maior movimento. A categoria afirma que cruzou os braços após ser informada de que as empresas não cumpririam o prazo para o pagamento do 13º salário e do vale-refeição das férias, ambos prometidos para o dia 12.

Ao menos 15 empresas recolheram seus ônibus durante o protesto. Usuários relataram que os veículos deixaram passageiros nos terminais e retornaram às garagens.

Impacto no trânsito e preços de aplicativos

A cidade registrou quase 1.400 km de congestionamento na noite desta terça. A combinação de paralisação e chuva aumentou a demanda por transporte por aplicativo, e moradores relataram corridas que ultrapassavam R$ 200, dependendo do trajeto.

Prefeitura registra boletim de ocorrência

A Prefeitura de São Paulo registrou um boletim de ocorrência contra as empresas que aderiram à paralisação, alegando que não houve aviso prévio, o que desrespeita a legislação. Em nota, a administração municipal classificou a ação como “descaso, irresponsabilidade e falta de compromisso” das empresas com a população.

Comunicado do Sindicato dos Motoristas de São Paulo

“Em reunião emergencial convocada nesta terça-feira (09), pelo prefeito municipal de São Paulo, Ricardo Nunes, ficou acertado que as empresas de ônibus terão que providenciar o pagamento do VR nas férias relativo aos meses de setembro, outubro e novembro, bem como o 13º salário dos trabalhadores, até o dia 12 DE DEZEMBRO.

Esta decisão foi tomada com a presença de representantes da diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, setor patronal e membros do executivo paulistano.

Assim, faz-se cumprir da parte dos empresários, o acordo celebrado em 28 de novembro, e a decisão da Justiça referente ao pagamento do VR nas férias. Se houver descumprimento, a prefeitura avaliará eventual possiblidade de descredenciamento (caducidade) das empresas participantes.

Desta forma, por ora, as partes entram em acordo e o Sindicato encerra a paralisação - com adesão de quase 100% da categoria - que teve inicio na tarde do mesmo dia na cidade de São Paulo.

Os ônibus voltarão a circular normalmente sem transtornos aos usuários.

Atenciosamente.
Valdemir dos Santos Soares
Presidente”

* Com colaboração de Vinícius Murad, da CNN Brasil, em São Paulo

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...