A partida de
Alencar da Silveira Jr. para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) deixou vaga a cadeira de 2º secretário da mesa diretora da
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A escolha do novo ocupante da vaga será feita na tarde desta quarta-feira (10) em eleição que tem o deputado Vitório Júnior (PP) como favorito.
As candidaturas devem ser protocoladas na Casa até as 12h desta quarta e a votação acontece na reunião ordinária de plenário das 14h. A Itatiaia apurou que o nome do PP foi acordado entre a maioria da Assembleia e tende a ser a única no pleito.
Vitório é vice-líder do
Bloco Minas em Frente, um dos dois agrupamentos governistas da Assembleia e o mais numeroso deles, com 24 deputados.
A atual composição da mesa diretora conta com Tadeu Martins Leite (MDB) na presidência.
Leninha (PT) na 1ª vice-presidência e Betinho Pinto Coelho (PV) na 3ª vice-presidência representam o Bloco Democracia e Luta, oposição ao governador
Romeu Zema (Novo); Duarte Bechir na 2º vice-presidência representa o Bloco Minas em Frente; Gustavo Santana (PL) que não integra nenhum bloco na Casa é o 1º secretário; e João Vítor Xavier (Cidadania), 3º secretário, integra o bloco governista Avança Minas.
A função de 2º secretário inclui fiscalizar a redação das atas e lê-las em plenário; assinar leis e resoluções legislativas promulgadas pela presidência; e auxiliar a verificação de votação. De uma forma ampla, a mesa diretora tem como função determinar a pauta votada em plenário.