Ouvindo...

Dívida dos estados: Lula fará nova reunião com Haddad antes de definir sanção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião na manhã desta quinta-feira (9) para discutir a sanção do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag)

Lula e Haddad estão na reunião que discute a agenda de corte de gastos do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma nova reunião nesta quinta-feira (9) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a sanção do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Leia também

Lula já havia realizado uma reunião com seis ministros, incluindo Haddad, pela manhã, no Palácio do Planalto, para discutir a sanção do projeto, que foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2024.

A iniciativa, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem o objetivo de repactuar o endividamento bilionário de estados, incluindo Minas Gerais, com novas condições de financiamentos, com prazo de até 30 anos e juros reduzidos (IPCA e mais 2%).

Em contrapartida, os estados que aderiram ao Propag deverão investir em áreas consideradas essenciais, como saúde e educação.

Lula tem até segunda-feira (13) para definir se irá sancionar ou vetar o texto.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.