Ouvindo...

Lula explica queda que resultou em traumatismo craniano

Presidente recebeu alta hospitalar neste domingo (15) após passar por novos procedimentos

Presidente Lula (PT) recebeu alta hospitalar neste domingo (15)

Ao receber alta hospitalar, neste domingo (15), o presidente Lula (PT) explicou como, de fato, teria ocorrido a queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro deste ano. No acidente, o presidente teve um traumatismo craniano que o fez ficar longe de suas atividades comuns.

“E eu faço questão de explicar de viva voz. Eu não estava cortando a unha do pé. Eu estava cortando a unha da mão. Eu não estava em pé, estava sentado. Eu já tinha cortado a minha unha, já tinha lixado. Quando eu fui guardar o estojo, eu, em vez de levantar e abrir a gaveta, tentei afastar o meu bumbum do banco”, disse o presidente, emendando:

“O banco era redondo, acabou, o meu bumbum não levitou e eu caí. E bati com a cabeça na hidromassagem. Fez um estrago razoável.”

Lula foi internado na semana passada para tratar uma hemorragia intracraniana resultante de problemas ainda relacionados à queda. Apesar da liberação, os médicos pedem que o petista permaneça em São Paulo (SP) pelo menos até o fim da semana.

Leia também

Na próxima quinta-feira (19), Lula deve passar por uma nova avaliação médica. As informações foram confirmadas durante coletiva de imprensa realizada pela equipe médica responsável pelo tratamento do presidente.

“Um agradecimento primeiro a Deus que tem tomado conta de mim de forma muito generosa. Cuidou de mim quando eu tive o câncer que eu tratei aqui nesse hospital em 2012. Cuidou de mim quando eu fiquei sobrevoando no Aeroporto da Cidade do México durante 5 horas para poder ter tempo de pousar e esvaziar o tanque do avião. Foi um momento muito delicado. Não apenas na minha vida, mas na vida de todas as pessoas que estavam no avião”, disse o presidente.

Segundo Lula, ele voltou a sentir dores de cabeça no domingo (8). ”Achei que estava curado, voltei a fazer esteira, fazer musculação, mas eu não estava totalmente liberado”, comentou o presidente.

Lula se emocionou ao lembrar do resultado da tomografia que fez depois das dores de cabeça “Quando os companheiros médicos viram a tomografia, eles ficaram assustados e pediram para eu vir urgente para São Paulo. Eu achava que estava curado e confesso para vocês que fiquei assustado”, disse o presidente.

Lula passou por uma tomografia de controle neste domingo e deve ser submetido a um novo exame do tipo na quinta-feira (19).

Lula deve manter repouso relativo por cerca de duas semanas. O presidente pode retomar rotina de trabalho, mas não deve fazer atividades físicas. O petista, de 79 anos, não pode fazer viagens internacionais neste momento.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.