O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse que pediu ao presidente Lula (PT) que a capital fluminense fosse sede da próxima reunião da cúpula dos Brics, em 2025.
Através das redes sociais, Paes disse que o Rio estará pronto para receber convidados internacionais. Neste ano, a cidade foi sede da cúpula do G20, recebendo líderes mundiais como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o presidente da Argentina, Javier Milei, dentre outros nomes.
Veja a publicação:
Acabei de conversar com o presidente @LulaOficial e reiterei a ele a oferta de nossa cidade para recebermos o encontro dos Brics em 2025! O Rio está mais uma vez pronto para receber nossos convidados internacionais! Será uma grande honra para nossa cidade!
— Eduardo Paes (@eduardopaes) December 5, 2024
Embora tenha durado apenas dois dias, o G20 movimentou cerca de R$ 595,3 milhões na economia carioca.
Durante um evento de anúncio da programação do Réveillon 2025, o prefeito já havia dito para a imprensa que estava fazendo um “apelo público” para que a capital sediasse o encontro do grupo no próximo ano.
BRICS com ‘B’ de Brasil
Seis anos após assumir pela última vez a liderança dos Brics, o Brasil irá retomar o comando a partir de 2025. O grupo, formado por dez países — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Arábia Saudita — ainda não tem uma data oficialmente definida para as reuniões do próximo ano.
Veja também:
Em 2019, última vez que o evento aconteceu no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o anfitrião em Brasília.