Discurso de Lula na COP 30 expõe contradição brasileira sobre exploração de petróleo
Presidente defende fim dos combustíveis fósseis enquanto governo autoriza pesquisa da Petrobras na Foz do Amazonas

O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da COP30, em Belém, nesta quinta-feira (6), reforçou o compromisso do Brasil com a transição energética e o fim da dependência dos combustíveis fósseis. O tom otimista, marcado por apelos à “coragem para transformar a realidade”, contrasta, no entanto, com uma das políticas mais controversas do próprio governo: o apoio à exploração de petróleo na Foz do Amazonas.
As palavras do presidente Lula sobre preservar a Amazônia e o poder da mobilização coletiva por justiça social são verdadeiras – mas precisam ser acompanhadas de coragem. Há uma profunda contradição entre convocar o mundo a proteger nossa casa comum e, ao mesmo tempo, aprovar nova perfuração de petróleo na Foz do Amazonas. Esta é, de fato, a ‘COP da verdade’, e essa verdade exige ação: a COP30 precisa entregar compromissos e prazos concretos para encerrar a expansão dos combustíveis fósseis e construir uma transição energética verdadeiramente justa, liderada por povos indígenas e comunidades tradicionais.
Histórico
No mês passado, o Ibama concedeu licença para que a Petrobras realizasse pesquisa exploratória na região, com duração prevista de cinco meses. A empresa busca informações geológicas para avaliar se há petróleo e gás em escala econômica. Lula, em entrevista na última terça-feira (04), defendeu a decisão e afirmou que o processo é apenas uma etapa técnica.
“Se eu fosse um líder falso e mentiroso, eu esperaria passar a COP para anunciar”, disse o presidente, ao afirmar que uma eventual exploração comercial exigirá novo licenciamento.
A situação reforça o dilema central da política ambiental brasileira: liderar o debate global sobre clima enquanto ainda depende de fontes fósseis para sustentar sua economia. Em Belém, a “COP da verdade”, como definiu o próprio presidente, expõe justamente o desafio de transformar discurso em prática.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



