Cúpula do Brics será em julho no Brasil

Data mais provável é 5 de julho de 2025. Evento será antecipado para o primeiro semestre por causa da realização da COP 30, também no Brasil, em dezembro

Cúpula do Brics

A Cúpula de Líderes do Brics será realizada no Brasil em julho do ano que vem. A informação foi adiandata e confirmada à Itatiaia por uma das fontes da coluna. O grupo foi criado em 2001 e era composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países das iniciais que compõem a sigla. A primeira cúpula aconteceu oito anos depois, em 2009. Atualmente, fazem parte do bloco também Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

O objetivo é promover a cooperação entre os países para o desenvolvimento de cada uma das economias. Hoje, o Brasil está na presidência do banco do Brics, também conhecido como Novo Banco do Desenvolvimento (NBD) que é uma instituição financeira que financia projetos de desenvolvimento sustentável e infraestrutura em países emergentes e membros do Brics. O NBD é comandado pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff.

A última cúpula foi realizada em outubro do ano passado, em Kazam, na Rússia. Normalmente, a presidência rotativa é trocada a cada 12 meses após a reunião de líderes. Desta vez, o calendário foi alterado e a cúpula será antecipada em função da agenda internacional brasileira.

Além de presidir e sediar a 17ª cúpula do Brics, em 2025, o Brasil realizará a COP 30, no Pará, em novembro. Por causa da proximidade dessas duas agendas, a data do Brics foi antecipada para o primerio semestre. O dia mais provavel é 5 de julho. A informação ainda não foi oficialmente confirmada. O local também não foi definido mas, pela apuração da coluna, as cidades cotadas são Rio de janeiro e Brasília.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...